terça-feira, 11 de junho de 2013

Para finalizar, antes que chegue o fim (Interdisciplinar TUR5)

Tem tempo que não apareço por aqui e ficava pensando que devia escrever... Dizia pra mim mesma que não escrevia porque estava sem tempo (desculpas sem culpas...). Mas acho que a grande questão é que não tinha acontecido nada que valesse a pena. Mas hoje aconteceu.

Hoje o sol nasce radiante. Parecia até o nordeste que conheço, mas que estava  esquecido por causa das fortes chuvas recentes. O Sol radiante era o prenúncio de um grande dia pela frente.

Hoje meus meninos (será que posso chamar de "meus"?) no 5º período de Turismo apresentaram o último interdisciplinar das suas jornadas acadêmicas, pelo menos por aqui pelo curso de turismo. Próximo semestre é o TCC.

É preciso confessar que nossa relação não era (posso aplicar o passado?!) lá cheia de muito amor. Os alunos pareciam (eufemismo) não se adaptarem ao meu método de ensino, exigente, sempre querendo mais, sempre exigindo que questionassem, que não aceitassem o óbvio. Acho que é como aquela história da “domestificação” lá do “Pequeno Príncipe”. Mas hoje, confesso que o jeito “durão” fez valer a pena.

E se em sala de aula dei muitos puxões de orelha, venho aqui, neste espaço não tão íntimo como a nossa sala de aula, para escachar elogios a vocês:

PARABÉNS TUR5!!! Manhã e Noite. O mercado turístico de Pernambuco ganhará, sem dúvidas, uma super equipe de turismólogos! Problematizadores, pesquisadores e que sabem lidar com problemas reais!
Estou muito feliz e satisfeita com os resultados. Diz-se que os fins justificam os meios e isso tem lá seu fundamento, ter sido “carrasca” está justificado pelo sucesso na proposição dos projetos apresentados hoje.

Parabéns aos grupos da Coroa do Avião e do Forte Orange (vou citar por localidade, por não ter autorização pra citar nomes, vai que sou processada por elogiar.. Tá na moda! hehe), pela dedicação e pelo empenho, por mostrarem para vocês mesmos que quando vocês querem, vocês podem! Têm potencial para isso! Parabéns ao Engenho São João, pela garra, coragem, por estar disposto em vencer os desafios, em ir a campo “custe o que custar!”. Vila velha! Vocês deram show retomando no projeto muitos dos pontos que foram abordados em sala como sensibilização turística, avaliação do projeto, envolvimento dos autóctones... Vida longa à Trade Marketing e à Brinc’arte!

Não é fácil, eu sei, mas é como Susana Gastal me disse uma vez minha salinha fria do bloco 46 (UCS): “Se fosse fácil, estava pronto!”

Parabéns por terem sido pé no chão na proposição de vocês. Projetos com viabilidade real de implantação. Agora nos resta um novo desafio: do papel à prática! Vamos nessa???

#EstamosJuntos!

Mas não esqueçam de revisar os pontos destacados em sala ;)

#Parabéns!

E, para finalizar, uma mensagem que acho que ilustra muito bem o momento de hoje:

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."
(Anatole France)


Ah, e obrigada por fazer valer a pena! 

Um comentário:

  1. prof° aprendi muitooooo com vc....puts essas trilhas abençoadas que fizemos, com todos os puxões de orelha...chegamos ao final dessa jornada! que venha TCC né? onde estaremos juntas novamente...xeru minha xará

    ResponderExcluir