terça-feira, 3 de setembro de 2013

Do nordeste para o Sul: Alunos da Facottur apresentam artigo científico no III Colóquio de Turismo Comunitário

Nos dias entre 28, 29 e 30 aconteceu, em Matinhos-PR, o III Colóquio de Turismo Comunitário.

O nordeste foi representado pelos alunos da Facottur – Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda, por meio de três artigos apresentados.

Confesso que o resultado das apresentações me deixaram muito feliz, com tantos elogios feitos aos trabalhos, dentre eles, o potencial para o desenvolvimento de pesquisas em nível de mestrado considerando os objetos de estudos ali apresentados.

Os trabalhos foram resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos da graduação em turismo, sob minha orientação.

Um deles, o TCC de Jaqueline Araújo, que no Colóquio apresentou as potencialidades do desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC), na comunidade do Bode, no Bairro do Pina, em Recife-PE.


Aluna Jaqueline Araújo apresentando


Na mesma direção, os alunos Laura Fernanda, Leonardo Araújo e Patrícia Amorim, apresentaram as potencialidades para o desenvolvimento do TBC no bairro de São Benedito, em Olinda-PE, tendo o coco de roda como principal atrativo. Este estudo foi resultado do projeto interdisciplinar apresentados pelos alunos em 2012, no segundo período.

Alunos Laura Fernanda e Leonardo Araújo apresentando

Por fim, a aluna Márcia Santos, discutiu sobre a sustentabilidade cultural dos artesanatos ofertados na casa da Cultura de Pernambuco.


Aluna Márcia Santos apresentando


Gostaria de publicamente parabenizar aos grupos pelo trabalho e pela apresentação. Os debates gerados foram enriquecedor. E registro meu enorme prazer pela parceria em pesquisa. Fiquei imensamente feliz em ver que todos os comentários feitos para a ampliação das nossas pesquisas já haviam sido anteriormente debatidas por nós nos momentos de orientação. Parabéns, meninos! Que venham os próximos eventos!!

E, como forma de divulgação do conhecimento, prometo que breve disponibilizo os resumos dos trabalhos e os powerpoints utilizados para a apresntação.

Um comentário:

  1. Professora, senhora é sempre muito dedicada, nos enche de orgulho tê-la enquanto amiga e orientadora. Obrigada por tudo. Te amo.

    ResponderExcluir